Você sabe o que é Comunicação Interna? Comunicação Interna e Endomarketing são a mesma coisa? Na verdade, muita gente pensa que sabe estas respostas mas acaba se confundindo um pouco.
Neste artigo e no vídeo abaixo você vai descobrir o que é Comunicação Interna e entender porque ela é diferente de Endomarketing. E você vai saber ainda quais são as 5 ferramentas básicas da Comunicação Empresarial. Essas são ferramentas que todo profissional de comunicação, marketing ou empresário deve conhecer e aplicar no dia a dia da sua empresa ou do seu cliente.
Além disso, você vai ter acesso a exemplos de diversas ações de Comunicação Interna que podem ser aplicadas a qualquer momento em qualquer tipo de empresa.
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Conceitos de Comunicação Empresarial
Comunicação Empresarial é um conjunto de estratégias e ações desenvolvidas para reforçar a imagem de uma empresa ou entidade (sindicato, órgãos governamentais, ONGs, universidades etc.) junto aos seus públicos de interesse (consumidores, empregados, formadores de opinião, classe política ou empresarial, acionistas, comunidade acadêmica ou financeira, jornalistas etc.) ou junto à opinião pública.
Mais do que um simples executor de tarefas, o profissional de comunicação empresarial deve ser um executivo, um gestor, capaz de planejar, estrategicamente, o esforço de comunicação da empresa ou entidade.
5 Ferramentas básicas da Comunicação Empresarial:
- Comunicação Interna
- Endomarketing
- Relações Públicas
- Propaganda
- CIM – Comunicação Integrada de Marketing
O que é Comunicação Interna
Comunicação Interna representa as atividades de comunicação relacionadas ao público interno das organizações.
É importante entender que Comunicação Interna e Endomarketing são ferramentas diferentes, diferenciadas principalmente pelos seus objetivos. A Comunicação Interna tem objetivos de Longo prazo para gerar Informação, Conscientização e Relacionamento junto ao público interno (colaboradores, sócios, parceiros, enfim, todos aqueles que compõem a empresa). Já o Endomarketing possui objetivos de curto e médio prazo com foco na satisfação do público-alvo, mesmo sendo realizado junto ao público interno.
Uma boa Comunicação Interna deve ser horizontal, vertical, ascendente e descendente, ou seja, deve fluir para todos os lados, independente do nível hierárquico. Além disso, a todo momento os papeis de emissor e receptor das mensagens são alternados.
Etapas do Planejamento de Comunicação Interna
- Definir os responsáveis
- Definir objetivos e estratégias
- Conhecer o público
- Disponibilizar os veículos mais adequados
- Mensurar resultados
Canais mais utilizados para ações de Comunicação Interna
- A proliferação da missão, visão, valor, normas e procedimentos;
- A Intranet e o correio eletrônico (e-mail);
- Os vídeos, jornais, folhetos e boletins informativos;
- As reuniões internas; O telefone; Os treinamentos;
- A “rádio peão”, ou comunicação informal entre os colaboradores.
Exemplos de ações de Comunicação Interna
- Criação e atualização de veículos internos (jornais, e-mails, intranet, quadro de avisos, descanso de tela e outros)
- Ações de integração (happy hours com participação de todos os níveis hierárquicos)
- Ações de reconhecimento (premiações por rendimento ou por ideias inovadoras, homenagens a funcionários com muito tempo de casa
- Ações Culturais (coral, feira de livros, exposições)
- Ações Sociais (programa de voluntariado de acordo com o perfil da empresa)
- Ações Diversas (envio de cartões de aniversário, ações que envolvam filhos dos funcionários, como concursos, entrega de brinquedos, visitações à empresa e outras)
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