Você trabalha em alguma área de comunicação, seja com publicidade, relações públicas, design ou marketing digital? Então provavelmente também já tenha se deparado com essa dúvida: como cobrar por serviços e enviar propostas de Social Media, Web Design, Criação ou serviços de uma forma geral?
O fato é que este é um tema delicado. Isto porque alguns profissionais acreditam que deve haver alguns parâmetros para definição dos preços destes serviços. E para isso existem algumas tabelas de referências que podem ser utilizadas, como as da APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) ou ADG (Associação dos Designers Gráficos).
Porém, estas tabelas devem ser utilizadas como referências. Isto porque a variação de preços nos serviços de comunicação é algo que, ao contrário de prejudicar o mercado, como alguns argumentam, auxilia no crescimento e desenvolvimento dos profissionais da área. Cada profissional deve mensurar o seu valor, sim, de forma racional e responsável. Entretanto padronizar os preços seria o mesmo que igualar trabalhos que são diferentes, seja pela experiência do profissional ou seja pelo próprio resultado que será entregue ao cliente final.
Além disso, é importante que autônomos e freelancers de comunicação estejam atentos à organização da sua rotina de trabalho. E para auxiliar nisso, existem ferramentas que podem ajudar estes profissionais a aumentarem sua lucratividade e rendimento.
Acesse aqui um conjunto de ferramentas para te ajudar a precificar, enviar propostas e desenvolver seus trabalhos em comunicação: dspropaganda.com.br/tudo-para-freelancer
O material acima oferece um pacote que irá facilitar sua jornada profissional. Nele estão inclusos:
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Planilhas em Excel
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Documentos editáveis
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Templates editáveis
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Modelos de Contrato
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Modelos de Briefing
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Pacote de recursos Extras