Todo mundo já ouviu falar de missão, visão e valores. Mas será que você sabe pra que serve realmente? Sabe diferenciar cada um? Se não tem tanta certeza, leia o artigo com atenção e assista ao vídeo abaixo.
Neste artigo e no vídeo abaixo eu vou dar alguns conceitos de missão, visão e valores, vou te falar algumas perguntas que você pode fazer para cria-los e vou dar alguns exemplos reais de grandes empresas.
Primeiro eu vou falar a importância destes textos; Depois vou conceituar e dar exemplos de cada um deles; E por fim vou falar como eles devem ser utilizados. Assista ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal. Lá sempre tem vídeos novos sobre comunicação, criatividade e empreendedorismo.
A importância da Missão, Visão e Valores
Para iniciar qualquer negócio é preciso de planejar. E ao fazer este planejamento é muito importante delimitar o espaço que o seu negócio pretende ocupar. Isso serve pra todo tipo de negócios, sejam pequenos, médios ou grandes. E de qualquer segmento.
Veja algumas perguntas que você pode fazer para iniciar o negócio:
- Qual é o seu negócio / ramo de atuação?
- O que você realmente vende além do serviço ou produto que oferece?
- Qual é seu público? Quem serão seus clientes?
- Segmente bem este público. O que eles buscam e valorizam?
- Por que seus clientes comprarão de você e não do concorrente?
- Diferencie-se. Card do vídeo de como se destacar.
- O que o seu negócio será no futuro?
Enfim, nesse momento de planejamento (ideal que ocorra antes da abertura da empresa, mas pode acontecer depois) a criação da missão, visão e valores é importante porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.
Missão
- O que é
- Representa o propósito da organização, sua razão de ser. Os motivos pelos quais o negócio foi criado. O que a empresa faz.
- Sugere-se que a missão deve ser ampla o suficiente para permitir o desenvolvimento criativo dos negócios da empresa.
- Enciclopédias (ideia restrita: vender enciclopédias / ideia ampla: distribuir informações)
- Perguntas
- O que a empresa deve fazer?
- Para quem deve fazer?
- Para que deve fazer?
- Como deve fazer?
- Onde deve fazer?
- Qual responsabilidade social deve ter?
- Exemplos
- Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
- HSBC: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.
Visão
- O que é
- É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio.
- Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a logo prazo.
- É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos cinco a dez anos.
- Perguntas
- Qual é nosso objetivo?
- Qual é a força que nos impulsiona?
- Quais são nosso valores básicos?
- O que fazemos melhor?
- O que desejamos realizar?
- O que gostaríamos de mudar?
- Exemplos
- Fiat: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
- HSBC: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.
Valores
- O que é
- São os princípios que servem de guia para os comportamentos de todas as pessoas que, no exercício das suas responsabilidades, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
- São as limitações éticas das ações da organização.
- Perguntas
- Quais valores cada agente considera?
- Cliente
- Fornecedor
- Funcionário
- Acionista / Sócio
- Sociedade em geral
- Exemplos
- Fiat:
- Satisfação do cliente – Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
- Valorização e respeito às pessoas – São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
- Atuar como parte integrante do Grupo Fiat – Juntos nossa marca fica muito mais forte.
- Responsabilidade social – É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
- Respeito ao Meio Ambiente – É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.
- HSBC:
- Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
- Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
- Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
- Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.
- Fiat:
- Quais valores cada agente considera?
Então, resumindo:
Missão é o que o seu negócio faz, como faz e para quem faz (no presente)
Visão é o que o seu negócio busca (no futuro)
Valores são as crenças, os princípios do seu negócio
E é importante que os três estejam relacionados.
Um detalhe importante: muito cuidado ao procurar exemplos na Internet. Tem muita coisa errada, muito exemplo falso que não condiz com a realidade das empresas citadas.
Os exemplos que dei aqui da Fiat e da HSBC foram ilustrativos. Eu não sei te dizer se serão os textos atuais dessas empresas no momento em que você ver este artigo, mas independente disso servirão para ilustrar a estrutura e conteúdo da missão, visão e valores.
Mas não saia por aí copiando. Referência é sempre bom, mas cada negócio precisa ter sua própria identidade.
Beleza, agora que conhece, o que fazer com isso?
É importante que todos os envolvidos no sucesso do seu negócio conheçam sua missão, visão e valores. Mas conheçam de formas diferentes.
Os colaboradores, parceiros, sócios devem, sim, ter acesso diário a estes textos pra que eles guiem a forma de todos trabalharem.
Mas os clientes da sua empresa não precisam disso. Eles devem, sim, perceber que a sua empresa trabalha da forma como os textos sugerem.
E a equipe interna deve estar treinada e muito bem alinhada com a comunicação da empresa para fazer os clientes terem essa percepção.
Links que podem te ajudar:
📝 Ferramentas essenciais para Freelancers